quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS MULHERES MARAVILHOSAS DA BÍBLIA


VOCÊ SABIA… Que a Bíblia fala de sete Marias, que com seus exemplos demonstram as virtudes que toda a mulher deve ter?
No original hebraico, Maria significa literalmente: “Virtuosa”; em Pv. 31:10, há uma pergunta: Mulher, virtuosa quem a achará? No original está escrito assim: “mulher, Maria quem a achará?
Pode ser de grande relevância espiritual analisar as mulheres que levaram esse nome:
1. Maria, ou Míriam, irmã de Moisés, Ex. 2, entusiasta, companheira e crítica.
2. Maria de Nazaré mãe de Jesus. Fervorosa, serviçal, obediente e humilde.
3. Maria Madalena, amorosa, generosa, firme no trabalho cristão.
4. Maria de Betânia, irmã de Lázaro, agradecida e atenta as palavras de Jesus.
5. Maria mulher de Cleófas, fidelidade e tenacidade diante das perseguições.
6. Maria mãe de João Marcos, o evangelista; valente e hospitaleira.
7. Maria de Roma, missionária ativa.
Há também aquelas mulheres maravilhosas que marcaram seus nomes na Bíblia, como exemplos de amor, de fé e obstinação no trabalho de Deus. São elas:
· RAABE, (Js. 2) a prostituta que morava em Jerico, que vendo o perigo eminente de destruição, se arrependeu de seus pecados e se converteu a Deus, salvou os dois espiões de Israel e também sua família, seu nome consta na genealogia de Jesus e na galeria de fé em Hb.11.
· ESTER, a rainha valente, salvou a vida de seu povo, os judeus.
· DÉBORA, uma juíza exemplar, uma mulher patriota.
· RISPA, a mãe modelo, mãe amorosa, não abandonou seus filhos nem quando morreram; passando aproximadamente três meses enxotando as aves de rapina para que não comessem os corpos de seus dois filhos. Foi honrada por rei Davi, enterrando seus filhos nas sepulturas dos reis de Israel. (2 Sm. 21:8-14). Quantas mães já abandonaram seus filhos, mesmo vivos? Uma tristeza.
· FEBE, Rm. 16:1,2; serviçal e colaboradora.
· PRISCILA, At. 18:26-28; esposa exemplar, companheira de todas as horas de seu marido, evangelista de mão cheia.
· DORCAS, At. 9:36, operosa nas boas obras. Foi ressuscitada depois de haver morrido, a pedido das pessoas que haviam sido beneficiadas por ela. Deixou saudades.
· LÍDIA, At. 16; rica, porém, humilde e hospitaleira. Primícia de conversão na cidade de Filipos
· RUTH, nora de Noemi, gentílica, fiel companheira, não abandonou sua sogra quando ela mais precisava. Suas palavras ficaram marcadas como exemplos de grande fidelidade fraternal: Disse ela a Noemi: “Não me instes para que te deixes, e me obrigue a não seguir-te-ei porque aonde quer que fores, e onde quer que pousares, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rt. 1:16,17)
Mulheres deixem suas marcas na história desse século, como mulheres virtuosas.

PROV.14:1

Há uma relação interessante entre o verbo conjugado “edifica” e o substantivo “mãos” nesse versículo. Como falamos anteriormente, “edificar” é o mesmo que “construir”, e sempre que alguém constrói alguma coisa, as suas mãos estão, invariavelmente, envolvidas. Enquanto a sabedoria se torna os tijolos para a construção de um lar que glorifique a Deus, a insensatez é a dinamite que implode o que está de pé.


Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTàatuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você



Mulher Virtuosa  PROVÉRVIOS 31: 10a
A bíblia apresenta em toda sua história mulheres de valor tais como: Sara, Rebeca, Raquel, Rute, Miriã ,Éster e outras... Mulheres que nos deixaram exemplo de vida. 
Miriã é uma delas que nos mostra um perfil de mulher virtuosa em toda a sua vida.
Ela recebeu o honroso título de profetisa por sua coragem e garra.
O segredo do sucesso desta jovem esta em Provérbios de Salomão 22:6 
 Instrui o menino no caminho em que deve andar...? 
Seus pais Anrão e Joquebede souberam instruí-la nos caminhos do Senhor.
Veremos algumas qualidades de uma mulher virtuosa.
·    Sábia:
A mulher virtuosa é sábia em todos os seus caminhos, é sábia com sua família, com seu esposo .
Miriã foi uma menina que mostrou coragem, foi fiel, temente, vigilante e acima de tudo sábia. Ela teve uma grande virtude também, uma mulher de iniciativa, e por conta disto, sempre se saiu bem em tudo o que iria fazer.
·    Vigilante:
I Tm 3:2 e Ap 3:2. Quando não pôde mais esconder seu filho Moisés, Joquebede o colocou em um cesto de juncos e o lançou no rio. Miriã não se conformou com a situação, e prostou - se de longe para ver o que haveria de acontecer. Ela confiou no Deus de seus pais, sabia que ele faria alguma coisa em favor do irmãozinho.
Ela foi sábia intervindo junto a princesa quando encontrou o menino: ? Irei chamar uma ama das hebréias para que crie este menino para ti ?? E foi o que aconteceu. Devemos orar e pedir a Deus que ilumine nossos corações com palavras sábias. Há na bíblia 246 vezes a palavra sabedoria. O próprio Salomão declara isto.Se ela também não fosse vigilante, não teria opinado sobre o destino de Moisés.
·    Iniciativa:
A mulher virtuosa deve ter iniciativa. Miriã nos diversos episódios da bíblia teve iniciativa, e vemos isto claramente onde ela providenciou uma hebréia (sua mãe) para tomar conta do bebê.
Assim devemos ser, não medir esforços para resolver uma causa, ter iniciativa nos vários aspectos de nossa vida, seja para ganhar almas, trabalhar na obra, ajudar nas economias da casa, defender os seus, etc... 
·    Espírito voluntário:
Além disto, a mulher virtuosa deve ter o coração voluntário. Miriã não mediu esforços para ajudar quem dela necessitava, como foi o caso do seu irmãozinho. A mulher virtuosa deve ter o seu espírito voltado para ajudar, para socorrer, auxiliar, não importando-se com quem quer que seja, ou para quem seja.
A vida de Miriã fala muito a nós mulheres. Ela era cheia do espírito, mais isto não a impedia de viver uma vida normal, trabalhava, ajudava os seus, e o seu esforço teve a recompensa ao ver o vaso de bênçãos que seu irmão Moisés se tornou. Já de idade, frente ao amar, do lado as montanhas, atrás Faraó, Deus deu-lhes a vitória ao Moisés tocar nas águas e o mar se abrir. Quando temos a vigilância, a sabedoria e a iniciativa, colheremos os frutos de nossa perseverança como Miriã colheu. Ela dançou e cantou louvando a Deus pela vitória. Isto retrata-nos que não importa a idade para fazermos algo para Deus, e que nem devemos nos abater pelo cansaço, devemos orar e esperar pela vitória embora ela demore a vir.
O exemplo dela, nos leva a pensar em quantas vidas precisamos socorrer, tirar das prisões dos ?juncos?, e talvez deveremos começar ?a partir de nosso lar.
·    Comunicativa:
Esta deve ser uma das qualidades da mulher virtuosa. Ouvir os seus, saber de seus medos, problemas, dificuldades. Ter um bom diálogo com seus filhos e esposo. 
·    Zelosa:
A mulher virtuosa deve preocupar-se com sua aparência, procurando sempre estar bem produzida para seu esposo, e com a limpeza e organização de seu lar e de seus filhos.
·    AMOROSA:
O amor é o tempero de tudo. Amor para com os seus, para com a obra de Deus, e amor para consigo mesma. 
A mulher virtuosa deve amar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário